Turismo da Região

Uma Localização de Excelência

A cidade de Leiria nasceu entre o castelo e o rio Lis, em consequência do movimento da reconquista cristã aos muçulmanos pelo reinado de D. Afonso Henriques. Contudo, foi no reinado de D. Dinis (1285-1324) que a cidade se engrandeceu, tornando-se naquilo que é hoje. D. Dinis ficou célebre por diversas obras em Leiria, como a secagem de pântanos nas margens do Lis para fins agrícolas, que iriam dar origem ao fértil vale que se estende desde Leiria à sua foz, e a sementeira do Pinhal de Leiria, feitos pelos quais ficou conhecido pelo cognome “O Lavrador”. As madeiras do Pinhal de Leiria foram determinantes para a construção naval na época dos Descobrimentos Portugueses (sec. XV/XVI), uma atividade predominante na região nos dias atuais.

Marcada pela sua diversidade gastronómica, a cidade de Leiria oferece-nos diversas iguarias como as morcelas de arroz oriundas dos Marrazes, o leitão à moda da Boavista e o arroz de marisco da praia da Vieira (considerada uma das 7 maravilhas gastronómicas). Também as Brisas do Lis, Canudos de Leiria, Filhós de Abóbora e o Bolinho de Pinhão são alguns dos doces conventuais que pode encontrar nesta bela cidade. Integrada na Região Demarcada do Vinho das Encostas de Aire, brinda com excelentes vinhos (Cortes, Touria, Vidigal), para além do precioso Licor de Leite da Vieira de Leiria.

Leiria situa-se próxima de diversas praias, como a Praia da Vieira, Praia do Pedrogão, São Pedro de Moel, Paredes da Vitória e Nazaré.
Detentora de um vasto património cultural, é possível contemplar diversos monumentos como o castelo de Leiria, o moinho de papel, a igreja da Nossa Senhora da Encarnação, MIMO (Museu de Imagem em Movimento) em Leiria, e nas cidades próximas, Mosteiro da Batalha, Mosteiro de Alcobaça, Santuário de Fátima, Castelo de Ourém e Castelo de Pombal.

Leiria fica a apenas 10 minutos do Lisotel.

Fonte Luminosa, Leiria Fonte das 3 Bicas, Leiria

O Museu de Leiria venceu recentemente um dos galardões mais importantes da cerimónia anual dos prémios do European Museum Forum, “The Silletto”. Mas este não é o único museu que pode visitar em Leiria. A cidade propõe ainda o Moinho de Papel, assinado por Álvaro Siza Vieira, o m|i|mo – Museu da Imagem e Movimento ou o Centro de Interpretação do Vale do Lapedo.

Fora do concelho existem outros pontos de interesse: o Centro de Interpretação da Batalha de Aljubarrota, o Museu da Comunidade Concelhia da Batalha, o Museu do Vidro da Marinha Grande ou o Museu da Cerâmica das Caldas da Rainha.

Coimbra, pela sua importância histórica, é também uma cidade que merece atenção e que fica a menos de uma hora do Lisotel.

MIMO - museu da imagem em movimento, Leiria

Três das Sete Maravilhas de Portugal estão no distrito de Leiria: os Mosteiros de Alcobaça e Batalha e o Castelo de Óbidos.
Se estes não são motivos suficientes para visitar a região, damos-lhe mais alguns: os castelos de Leiria, Pombal, Ourém e Porto de Mós. Ainda não? E que tal o Convento de Cristo e o Aqueduto de Pegões em Tomar?

O património da região é vasto e merece a sua visita. E o Lisotel está a menos de 50 minutos de tudo isto!

Mosteiro da Batalha

Atrás do pinhal de Leiria escondem-se praias únicas: a praia da Vieira, com a sua tradição de arte xávega e o seu arroz de marisco – uma das maravilhas da gastronomia Portuguesa -, a praia de São Pedro de Moel, caracterizada pela arquitetura do Movimento Moderno que preenche as ruas da sua povoação ou a praia do Pedrógão, a única do concelho de Leiria, com animação durante a época balnear.

25 minutos é o tempo necessário para chegar até estas praias. E já que está na “onda” de mar, areia e sol, aproveite a estadia e dê um salto até à Nazaré ou Figueira da Foz, ambas a 30 minutos do nosso hotel.

Praia São Pedro de Moel

Com 1205 metros de altitude, a Serra da Lousã é regularmente pintada de branco nos meses de inverno, com queda de neve nos pontos mais altos. Se hoje ela apenas diverte os mais novos e serve de inspiração para fotografias, antigamente a neve tinha uma importância para as cortes reais de Lisboa, que precisavam de gelo para refrescar a suas bebidas durante os meses de verão. Daí a existência dos Poços de Neve em Castanheira de Pera, que vale a pena conhecer. O Lisotel está a uma hora da Serra da Lousã.
Mais a sul, as Serras de Aire e Candeeiros escondem uma riqueza geológica invejável, com uma série de grutas visitáveis. O concelho de Porto de Mós oferece três: as célebres grutas de Mira de Aire, as grutas de Alvados e as grutas de Santo António. Os percursos pedestres desta serra também se aconselham para todos os que gostam de aventura e procuram inspiração.

O Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros fica apenas a 35 minutos do Lisotel (40 km).

Grutas das Serras d'Aire e Candeeiros

Fátima é habitualmente apelidada de “Altar do Mundo” e é hoje um local de romaria para milhares de peregrinos, que entre maio e outubro percorrem centenas de quilómetros movidos pela fé.
Para os mais ou menos crentes, a cidade e a envolvente merecem uma visita: o Santuário, a Basílica e as aldeias de Aljustrel e Valinhos.

O Lisotel está a meia hora de Fátima.

Santuário de Fátima

Encantos da região de Leiria

Rotas Turísticas